CNH Social – Habilitação Popular

Boa parte dos jovens almejam em conseguir sua carteira nacional de habilitação, não é verdade? No entanto, com alto custo, este sonho, muitas vezes, tem que ser adiado para anos mais tarde, fechando assim várias oportunidades de emprego. Portanto, visando esse público, existe o programa CNH Social que distribuí carteiras totalmente gratuita para população com baixa renda. Quer conhecer mais um pouco a CNH Social? Leia o artigo abaixo.

CNH Social 2017

CNH Social 2017 – Confira como participar do Programa de Habilitação Popular do Governo Federal

O que é a CNH Social

Criado em 2011, o CNH Social é um programa focado em beneficiar pessoas de baixa renda. Com o programa, as pessoas podem tirar sua primeira carteira de habilitação, realizar a renovação, mudar ou atribuir uma categoria.

Habilitando essas pessoas, logo o Governo estará formalizando mão de obras para o mercado, já que existem milhares de oportunidades de emprego como motoboys, motorista de ônibus, van escolar e também caminhão.

Outros benefícios que o beneficiário do Bolsa família também tem direito:

Quem tem direito a CNH Social

A CNH Social é focada principalmente nas pessoas de baixa renda, são elas:

  • Pessoas com renda bruta mensal de até dois salários mínimos;
  • Desempregados a mais de um ano;
  • Pessoas com nenhum registro em sua carteira de trabalho;
  • Beneficiários do Bolsa Família;
  • Alunos da rende pública de educação com ótimo rendimento escolar;
  • Portadores de necessidades especiais;
  • Pequeno agricultor rural;
  • Por fim, ex presidiários.

Se houver empates nas categorias são levados em conta algumas questões, como maior tempo de desemprego, maior número de dependentes, menor renda familiar, maior idade, entre outros.

Inscrição CNH Social

Geralmente, a inscrição do CNH Social acontece de forma online por meio do site do Detran de seu estado. O processo de matricula consiste no preenchimento de um formulário relacionadas a informações pessoais, escolaridades, residenciais, cadastro de e-mail e senha, além de aceitar os termos de veracidade das informações prestadas. É durante o processo de inscrição da CNH Social que o candidato deve selecionar a opção de habilitação: A, B ou AB.

Como não há uma regra estabelecida acerca disto, cada departamento de trânsito escolhe o seu período de abertura de inscrição CNH Social. Se você estiver interessado em participar do programa CNH Popular, consulte o site do Detran do seu Estado para saber quando serão abertas as próximas vagas.

Documentos necessários para CNH Social

Para fazer sua matricula no CNH Social é preciso ter alguns documentos essenciais como carteira de identidade (original e cópia), carteira de trabalho, Cadastro de Pessoa Física (CPF), declaração de renda familiar e comprovante de residência (conta de luz, água, telefone). Caso seja estudante, será necessário apresentar o boletim escolar contendo as notas gerais de cada matéria. Além de saber escrever e ler, assim como se responsabilizar por seus atos não oferecendo risco de vida a terceiros.

Resultado da CNH Social

Após realizar o cadastro, basta apenas o candidato ficar atento ao resultado da CNH Social. Este resultado é divulgado no site do Detran de sua cidade e também nas redes sociais. Possivelmente, você será informado por telefone ou algum outro meio de contato, caso seja aprovado.

Você também pode consultar o benefício publicamente no portal do órgão de trânsito do seu Estado. O resultado é divulgado sempre ao final de cada seletiva.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 4,50 out of 5)
Loading...