Conversor Digital Gratuito

O sinal analógico de televisão será desativado até 2018, e para poder assistir TV digital será necessário ter uma televisão com conversor digital embutido ou comprar um conversor digital para televisores mais antigos. Felizmente, as famílias carentes não precisam se preocupar com isso: desde 2016 o Governo Federal vem distribuindo o Kit Conversor Digital Gratuito, garantindo que as famílias carentes não precisem mais comprometer sua renda familiar comprando um televisor novo ou um conversor digital.


Para ter direito ao Conversor Digital Gratuito, a família precisa estar cadastrada em programas sociais do Governo Federal, como Minha Casa Minha Vida, Bolsa família 2017, entre outros. As famílias que tem direito, deverão agendar a retirada do conversor no CADÚNICO mais próximo.

Conversor Digital Grátis

Conversor Digital Grátis

O que é Conversor Digital Gratuito

O Conversor Digital Gratuito é um aparelho que compõe o Kit Gratuito de TV Digital. Através dele, é possível receber o sinal digital em televisores mais antigos que só funcionam com o sinal analógico.

Junto com o Conversor Digital grátis, a família ainda recebe um controle remoto do conversor, uma antena digital e cabo coaxial para efetuar a instalação do conversor. A instalação fica por conta da família, não fazendo parte do pacote de ajuda do Governo Federal.

A distribuição do Conversor digital para famílias carentes começou em 2016, com recursos do Ministério de ciência e Tecnologia. O conversor grátis será distribuído para famílias de baixa renda cadastradas em programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família, Programa Minha casa Minha Vida, Bolsa Verde, Reforma agrária, entre outros. A expectativa é que até 2018, quando o sinal analógico deve ser desligado em todo o Brasil, mais de 14 milhões de conversores devam ser distribuídos em todo o Brasil.

Conversor Digital Gratuito Bolsa Família

Conversor Digital Gratuito Bolsa Família

Se o seu televisor não tiver suporte ao sinal digital e não for instalado um conversor, passará a ser exibida uma mensagem avisando que o sinal analógico foi interrompido e que a programação somente será exibida em sinal digital em território nacional.

Documentos para solicitar o Conversor Digital Gratuito

Para efetuar o agendamento para receber o Conversor Digital Gratuito, será necessário que o cidadão tenha em mãos alguns documentos de identificação – tanto no ato do agendamento quanto no ato da retirada do conversor. São esses:

  • CPF (Cadastro de Pessoa Física);
  • NIS (Número de Identificação Social).

O agendamento da retirada do conversor pode ser feito ligando para o número 147, ou ainda acessando o portal Seja Digital. Vale lembrar que a retirada do Conversor exige o agendamento prévio do kit.

Antena Digital Bolsa Família

O principal público alvo da campanha seja digital que oferece o conversor digital grátis são as famílias beneficiadas pelo Bolsa Família 2017, pois o programa do Governo Federal beneficia justamente aquelas famílias em situação de pobreza ou pobreza extrema, que não teriam condições de comprar um televisor novo ou um conversor digital.

Antena Digital Bolsa Família

Antena Digital Bolsa Família

Também poderão receber o equipamento todas as famílias cadastradas em programas sociais do CADÚNICO do Governo Federal, como Tarifa Social de Energia, CNH Social 2017, Telefone popular, programa minha casa minha vida, entre outros. Vale lembrar que, apesar de o Governo Federal oferecer todo o equipamento necessário para a instalação do conversor, a instalação do mesmo anda fica por conta do grupo familiar.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 4,00 out of 5)
Loading...