Número do NIS

Um dos mais importantes documentos para o cidadão brasileiro, o número do NIS é responsável por todos os dados de um cidadão junto a Previdência Social. É com esse número que o cidadão contribui para o INSS, solicita a aposentadoria e outros benefícios, como Seguro desemprego, Bolsa Família 2017, e até o Abono Salarial, porém, a maioria das pessoas não sabe onde encontrar esse número, então vamos ensinar abaixo tudo o que você precisa saber sobe o número do NIS.


Número do NIS

Número do NIS

Como saber o número do NIS?

O Número do NIS pode ser consultado em diversos documentos do trabalhador brasileiro. Esse número é o Número de Inscrição Social, usado pela previdência do Trabalho par vincular o nome do trabalhador a sua aposentadoria e outros benefícios, como o auxílio doença, ou auxílio acidente, por exemplo.

Esse número é cadastrado pelo cidadão antes deste fazer sua carteira de trabalho, portanto se você já tem esse documento, só precisa consulta-lo em algum dos seguintes documentos:

  • Na carteira de identidade – em modelos mais novos da carteira do RG, esse número está presente como PIS/PASEP, porém em modelos mais antigos do RG, ele pode não estar listado;
  • No cartão cidadão – é o número impresso no seu cartão;
  • No cartão Bolsa Família – é o número impresso no cartão do beneficiário. Só vale para o beneficiário;
  • Na carteira de trabalho – Presente na página com informações sociais do trabalhador (Nome, foto, etc), podendo estar listado como “NIS”, “PIS/PASEP” ou ainda “NIT”, dependendo do seu benefício.

Consulta número do Nis

Para quem é trabalhador autônomo e quer conhecer melhor a sua situação junto ao Governo Federal, é importante manter sempre a consulta do NIS, inclusive com esse número sendo concedido no momento que o trabalhador solicita a sua inclusão.

Consultar NIS pelo CPF

Documentos Bolsa FamíliaPor conta disso, a consulta do NIS é muito simples de ser realizada, por exemplo, como uma forma online. Assim, basta acessar o site https://www5.dataprev.gov.br/cnisinternet/faces/pages/index.xhtml, preencher as informações solicitadas, como por exemplo o seu nome, o nome da sua mãe, o seu CPF e também o seu RG.

Depois, basta informar o texto AntiSpam que está localizado no final da página, para que assim o próprio site já informe qual o número do seu NIS, dessa forma, caso você precise o utilizar, para por exemplo ter acesso ao seu INSS, vai ficar muito simples de realizar esse processo.

Consulta NIS pelo Telefone

Bolsa Família TelefoneOutra forma de consultar o seu NIS é ligando para o telefone do INSS pelo número (135), informando ao atendente que você deseja o seu número do NIS. Assim, você vai precisar informar o seu RG, seu CPF e também o seu nome completo.

Uma terceira forma de obter o seu NIS é indo pessoalmente até uma Agência de Previdência Social (APS), com todos os seus documentos à disposição. Dessa forma, você obtém essa numeração de uma forma bastante rápida e prática.

Como descobrir o número do NIS? Para que serve o NIS?

O NIS é um número criado pelo Governo Federal para que todos os trabalhadores informais, ou sejam que não são registrados na carteira de trabalho, tenham uma forma de contribuição com o INSS.

Dessa maneira eles garantem uma renda mínima ao final do seu período de trabalho, o que é de fundamental importância, já que garante um maior conforto para o final da vida dessas pessoas.  Além disso, o NIS é uma garantia que eles contribuíram ativamente com o INSS, tendo dessa forma o direito de receber uma aposentadoria ao final das suas vidas de trabalho.

Para que serve o número do NIS?

Bolsa FamíliaO número do NIS vincula o trabalhador à Previdência Social. Com ele, o trabalhador pode:

  • Consultar e sacar o FGTS;
  • Contribuir para o INSS;
  • Solicitar a aposentadoria;
  • Consultar e sacar o Abono Salarial e o Bolsa família;
  • Entre outros.

A importância do Número do NIS para o Governo Federal é enorme, já que por meio desse registro, se conhece os trabalhadores que apesar de não serem oficializados, fazem a economia girar, contribuem de forma indireta com o INSS e assim devem ser contabilizados no Governo Federal, assim, o NIS serve como registro.

Existe uma proposta do Governo Federal de nomear todos os trabalhadores brasileiros, inclusive os autônomos, para assim ter uma questão de controle financeiro melhor e pagar toda a população que participa desses programas de forma adequada, não criando dívidas e nem atrasando esse depósito para a população que necessita desse dinheiro para viver.

Por isso, o Governo Federal criou o NIS, que é o Número de Registro do Trabalhador, para saber quais pessoas trabalham de maneira não registra, mas mesmo assim tem direito a receber o INSS, já que essa contribuição pode ser obtida por qualquer brasileiro, mesmo os que não contribuem de maneira oficial, ou seja, que não possuem carteira de trabalho assinada.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votes, average: 4,25 out of 5)
Loading...